Síndrome do Pânico
Ferramenta para superar Crises
Reflexão – Uma Oportunidade na Crise,
As crises de pânico são eventos desconfortáveis e angustiantes para pessoas que estão atravessando esse mar, embora sejam de pequena duração, trazem sentimentos e impressões que nos colocam muito aquém de nossos limites.
O que fazer nesses momentos?
Existe algum tipo de alívio ou caminho menos doloroso para as crises de pânico?
Creio que sim, me acostumei a perceber as melhores oportunidades em momentos de crise, é assim em todas as instâncias da vida, desde os relacionamentos até a economia, que melhor momento do que uma crise mundial para se repensar o sistema? Para se perceber que é preciso um controle muito mais eficiente sobre o mercado especulativo? Quando foi que vimos países e lideres buscando soluções e respostas senão durante as crises? Guerras, crises econômicas, epidemias, desastres naturais são pontos comuns para avaliações e exercícios de mudança.
Crise é sempre oportunidade; Como aplicar esse conceito às crises de pânico?
Colocando-se em posição de reflexão. Aproveitando-se da crise para repensar a vida, seus valores, suas crenças, suas perspectivas e possibilidades, seus próximos passos, suas necessidades...
O Pânico somente nos tira aquilo que nós mesmos permitimos, lembre-se que a crise normalmente é de dentro pra fora, ou seja, é o resultado de uma interpretação desequilibrada da mente sobre questões geralmente obscuras, irreais ou exageradamente ampliadas; Uma sensação, nada além disso. Portando podemos ter o controle da situação e colocar a crise a nosso serviço, simplesmente decidindo pensar, meditar, elaborar, analisar, rever...
Essa é uma ferramenta simples e possível, certamente ao decidir usar essa técnica haverá alguma dificuldade que com o tempo e determinação será amplamente superada, posso afirmar uma coisa, com a prática desse exercício as crises passarão a ter significado e utilidade prática. Estranho? Também acho, mas é a pura verdade.
Então segue uma dica, da próxima vez que se perceber em uma crise de pânico, inicie imediatamente o exercício de reflexão, se for de ajuda, anote antecipadamente em um cartão alguns itens de sua vida que precisam ser repensados, coloque no bolso e use como apoio em seu momento de exercício de auto-ajuda; Lembre-se, mantenha o controle de seus pensamentos, dirija-os para as coisas produtivas, para respostas, para olhar em frente.
Interessante, neste mês de maio de 2011 passei por uma crise , uma dor inexplicável, comecei a entrar em pânico, minha mãe dava a entrada na emergência do hospital, eu não consegui ter controle sobre meu corpo e os médicos me disseram que o problema era grave , então comecei esse exercício de repensar a vida, coloquei algumas questões importantes para a mente se distrair e em alguns minutos eu estava tranqüilo, com alguns novos caminhos traçados e me vendo melhor e mais feliz, naquele momento compartilhei esses pensamentos com minha esposa, que meio confusa acenava positivamente...Foi um momento simples e muito importante,para que pudesse a não ter uma crise de pânico.
Noslidam Palestras Treinamentos
Palestrante Motivacional,
Palestras Motivacionais e Seminários de Liderança
Nenhum comentário:
Postar um comentário