" A confiança em si próprio é o primeiro segredo do Sucesso."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Questão da Motivação

Questão de Motivação

De onde vem a sua motivação para trabalhar todos os dias? Você pode pensar em respostas “Nobres”, como “Minha motivação vem do desafio de superar os próprios limites”. Mas sejamos francos: a motivação da esmagadora maioria das pessoas é mesmo o dinheiro. Ou não é?
Na prática
Tem gente que acredita no seguinte: salário não deve ser fator de motivação. Que se uma pessoa for motivada em tudo, será naturalmente recompensada por um bom salário. A premissa é valida para o primeiro emprego. Mas apenas no inicio. De modo geral, o salário do primeiro emprego é baixo. Se o profissional continuar ganhando pouco após um ou dois anos, sua motivação tende a cair.
A palavra “motivação”veio da palavra “motivo”. Ou seja, “dê-me um ótimo motivo para eu fazer alguma coisa, e serei entusiasmado, produtivo e cheio de energia.” Até onde sabemos, são poucos os que conseguem viver em uma dimensão espiritual e considerar o dinheiro um luxo desnecessário. Na grande maioria dos casos, o maior motivo para o bom desempenho no trabalho é mesmo a remuneração.
Ainda está em duvida quanto a isso? Então, veja: nas empresas, há uma medida chamada “turnover”(“rotatividade”, em português). Esse índice funciona assim: no começo do ano, um setor tem 50 funcionários. Quantos deles estarão na mesma função no final daquele ano? Se forem 20, o “turnover” será de 60% (a divisão dos 30 que saíram pelos 50 que começaram). Não por acaso, empregos com baixa remuneração têm os índices mais elevados de rotatividade.
Conclusão:
Quem ganha mal, cedo ou tarde acaba perdendo a motivação. E quem perde a motivação, torna-se menos produtivo. E, se pagar mal for a política da empresa, não adianta reclamar. É a hora de mudar.

Pense Nisso
Um forte Abraço
Adilson Marinelli

Nenhum comentário: